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11h13

Saúde na terceira idade: 5 dicas para uma alimentação saudável

Na terceira idade os cuidados com a saúde devem ser redobrados

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Ter boa saúde é muito importante em todas as fases da vida, mas quando chega a “terceira idade” os cuidados devem ser redobrados, se você deseja ter condições físicas, disposição e bem estar para fazer e viver tudo o que sonhou. Qualidade no sono, exercícios físicos, convívio social, interesse por coisas novas e pela realidade atual do país e do mundo ajudam muito quem já passou dos cinquenta a se manter bem disposto e ativo, mas entre estes, um item é fundamental: a alimentação.

1. Busque a alimentação certa para suas necessidades

Como é natural, com a passagem dos anos, nossas necessidades alimentares e nutricionais vão mudando e, para conhecê-las e atendê-las, nada melhor do que buscar a ajuda de um nutricionista. Com base na avaliação clínica, feita pelo médico de sua confiança, o nutricionista é o profissional certo para orientar você nestas questões. Na maioria das vezes nem é preciso fazer dieta, mas simplesmente ajustar os horários e o que você come nas refeições.

2. Faça pequenas refeições várias vezes ao dia

Quando o assunto é alimentação, costuma valer, relativizado, a máxima “quanto mais vezes melhor”, ou seja, é bastante saudável aumentar o número e diminuir o intervalo entre as refeições.Com alimentos em menor quantidade, deste modo você estimula o metabolismo e evita a baixa temporária de elementos importantes para o seu organismo.

3. Diminua a quantidade de sódio, sal e açúcar

Muitas vezes, o passar dos anos fortalece o hábito de aumentar a quantidade de açúcar no cafezinho e no suco e também de sal nas saladas e outros pratos da refeição. Isto não é nada bom e pode trazer ou agravar problemas como obesidade, hipertensão, diabetes e outros.

Quem tem necessidade de intensificar o sabor dos alimentos para agradar ao paladar encontra, nas opções naturais, alternativas saudáveis para solucionar esta questão. Como açúcar mascavo, mel, limão e ervas frescas ou secas — orégano, manjericão, salsinha, cebolinha, tomilho, açafrão e páprica, por exemplo.

4. Consuma os nutrientes essenciais

Uma alimentação balanceada deve conter todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Portanto, para promover sua saúde, é importante ter no prato alimentos ricos em:

– Zinco: camarão, carne bovina, peixes, oleaginosas, cereais, feijão carioca, sementes de linhaça;

– Ferro: carne vermelha, beterraba, gema de ovo, oleaginosas, feijão preto, feijão branco;

– Cálcio: leite, iogurte, gergelim, sardinha, sementes de linhaça, grão-de-bico, salsa, manjericão;

– Potássio: abacate, banana, semente de abóbora, amendoim, folhas de beterraba, cenoura, tofu;

– Ômega 3: sardinha, salmão, atum, sementes de chia, sementes de linhaça, couve-flor;

– Fibras: aveia, verduras em geral, feijões, grão-de-bico, pipoca, frutas em geral com casca;

– Antioxidantes: aveia, azeite de oliva, sementes de linhaça, frutas cítricas, frutas vermelhas e roxas, suco de uva integral.

5. Se hidrate bastante, com líquidos e frutas

A diminuição da sede, com o passar dos anos, resulta na desidratação, decorrente da não reposição dos líquidos perdidos no suor, na respiração e na urina, e isto afeta diversos órgãos, comprometendo o funcionamento do organismo.

Para prevenir esse problema, é importante beber no mínimo dois litros de água por dia, tendo também como opções água de coco, chá, suco. Algumas frutas e legumes (melão, melancia, laranja, abacaxi, pepino, rabanete, tomate) também agem neste sentido, aumentando a hidratação.

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