O INSS concluiu o processo de digitalização dos seus serviços. Agora, 90 dos 96 serviços do instituto passam a ser feitos de forma não presencial, por meio do aplicativo e site Meu INSS ou pelo telefone 135.
Quem mora em Salvador e tem dificuldade em acessar a internet, pode buscar auxilio nos postos de atendimento expresso do INSS nos SACs Bela Vista, Cajazeiras e Paripe ou nas Prefeituras-Bairro da Barra, Liberdade, Cabula, Valéria, Cajazeiras, Pau da Lima, Cidade Baixa e Centro Histórico.
Abaixo a lista dos únicos serviços que não terão opção de serem feitos pela internet ou telefone:
- Perícia médica;
- Avaliação social;
- Vista ou carga de processos (consultas ao processo);
- Realização de prova de vida;
- Devolução de documentos;
- Outros cumprimentos de exigências.
Apesar das vantagens da digitalização, o INSS garante que quem preferir ir até as agências do INSS continuará podendo realizar os processos pessoalmente.
Como acessar o Meu INSS
A Central de Serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu.inss.gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder a perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários. A senha também pode ser criada pelo telefone 135.
Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter pelo menos nove caracteres com pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.